Reprodução e legado

Rev. Cláudio Antônio

Mateus 4.18-25. Jesus sempre foi um exemplo efetivo para os seus seguidores. Ele ordenava aos seus discípulos aquilo que praticava. Antes de enviar seus discípulos, Ele mesmo pregou a mensagem de arrependimento (Mt 4.17).

No início de seu ministério Ele começou a convocar homens para compartilhar a sua missão e enviá-los. Para isto Ele precisou treiná-los, como Marcos disse: “para estar com Ele” (Mc 3.14), pois cabia a eles a grande tarefa de implantação do Reino de Deus. Aqui Ele escolheu pecadores com objetivo claro da missão: “Farei pescadores de homens” (Mt 4.19). Ele chamou estes homens para a missão de colher os escolhidos até os confins do mundo (Mt 28.19; Mc 16.15).

Aqui podemos, não só aprender, mas também sermos instrumentos de reprodução e deixarmos um legado para as outras gerações:

  • Florescer onde está plantado (v. 18)

O lugar que Jesus mais trabalhou foi o lugar que Ele comissionou. Jesus estava caminhando às margens do Mar da Galileia e chamou pessoas próximas dEle. Pessoas ao seu lado podem ser o seu campo de atuação. Pregue ao seu vizinho, seu colega de trabalho ou escola, ou mesmo em qualquer lugar onde for. Implante o Reino onde estiver.

  • Seja intencional (v. 19)

Jesus escolheu a dedo Pedro e André. Não fale às pessoas por conveniência, mas porque Deus manda pregar a todo tipo de pessoa. Talvez escolhêssemos para pregar a pessoas populares, mas Jesus pregou a homens impopulares para transformá-los em pessoas que fariam diferença e deixariam suas marcas no mundo.

  • Chamados para reprodução (v. 19)

Você não está aqui para sobreviver, mas para reproduzir. Não seja um mero expectador, seja um multiplicador no Reino (Jo 15.16). Você deve ser um influenciador em meio a esta geração corrupta e perversa (Fp 3.15).

  • Contextualização (v. 19)

Jesus claramente os desafiou a serem pescadores de pessoas e não mais de peixes. Use a linguagem adequada para cada pessoa.

  • Ensino pelo exemplo (vv. 23-25)

Jesus os ensinou pela prática. A Palavra de Deus tem que ser verdade na nossa vida, para o que falarmos seja um produto do coração.

Reproduza e deixe um legado para outras gerações.