Proativo ou reativo

Rev. Cláudio Antônio

As reclamações, a estagnação e a falta de progresso do povo causaram uma sobrecarga no ser de Moisés.

Sentiu-se como que tenha trabalhado em vão (Gl.2.2; 4.11), como que correndo no vazio. E na sua fragilizada condição tomou uma decisão que lhe custou o futuro: não entrou na terra almejada que Deus prometera ao povo.

Sob a ira, ele bateu na rocha e não obedeceu a Deus que lhe mandara falar a rocha. Esse fato terrivelmente triste traz-nos duas lições importantíssimas na vida cristã.

  1. Nunca tomar decisão quando se estar fragilizado emocionalmente. Em nosso linguajar: “nunca tome decisão de supetão”. Devemos tomar decisões em cima das convicções divinas, em cima da Palavra de Deus, quando estivermos em linha com Deus. A sobrecarga em nossa vida pode nos levar a terríveis decisões.
  2. Sempre ser proativo e não reativo em tudo na vida. A ordem não deve vir dos problemas e circunstâncias angustiantes, nem mesmo das reclamações de outrem e sim do que Deus requer e da atitude em conformidade com a missão que Ele nos deu (Jo.4.34).

Para ser correto nas decisões pergunte-se:

  1. Sou reativo ou obediente a Deus quando decido? (1Sm.15.22).
  2. Sou defensivo ou ofensivo quando tomo uma atitude? (Nm.20.10).
  3. Agrado a Deus ou as pessoas em minhas atitudes e decisões? (Gl.1.10).
  4. A minha agenda é direcionada por Deus ou os outros determinam onde devo aplicar tempo e energia? (Jo.4.34; 5.19).

Procure responder estas perguntas em tudo o que for fazer, sabendo que tudo deve ser feito em nome de Jesus e para a glória de Deus (Cl.3.17; 1Co.10.31).