A Igreja de Jesus Cristo

(É necessário ler Atos a-2)

JOFRE GARCIA, PRESBÍTERO 

O Livro de Atos dos Apóstolos trata da instituição da Igreja, suas características e modos de cumprir o mandamento estabelecido pelo Mestre no primeiro século. Através do que está registrado nele podemos aprender a desenvolver as nossas atividades e projetos tendo a visão de Reino e o firme fundamento na Rocha, que é o Cristo, preservando, assim, a unidade da fé, acima das diferenças e ampliando as fronteiras do Reino para de modo que alcancemos o mundo pela evangelização.

Nestes dois capítulos iniciais podemos obter inúmeras lições concernentes a Igreja de Jesus; destacamos algumas que se sobressai por nos trazer compreensão de sua origem e consciência de sua capacitação transcendente, além da percepção de sua imanente funcionalidade e propósito. Dessa forma, destacamos os seguintes nortes da chamada da Igreja:

A Igreja é chamada para ser testemunha de Jesus (Atos 1.8);

Aquele pequeno grupo reunido pelo SENHOR recebe a maior incumbência ministerial da história de testemunhar para o mundo O CRISTO. Este testemunho consiste de seus ensinos, seu sacrifício de morte na cruz, sua ressurreição, assunção aos céus e a promessa de seu retorno glorioso. A Igreja é missionária, e assim, deve chamar os homens ao arrependimento e conversão ao Evangelho. Não existe outra mensagem nem conteúdo para a Igreja e qualquer mensagem diferente, que não ressalte a Obra de Cristo é sinal de abandono à missão que o SENHOR lhe determinou.

A Igreja é chamada para recebe dons que a torna compreensível (Atos 2.5-13);

Ao contrário do que muitos podem pensar os dons de línguas (pelo menos nesta passagem), foram dados para que a mensagem do Testemunho da Igreja, o Evangelho de Cristo pudesse ser pregado e compreendido por todas as gentes e não se tornar apenas um transe espiritual incompreensível, um balbuciar monossilábico sem nenhuma cognição lógica. A imanência da Igreja revela-se no fato que ela deve tornar o Cristo conhecido em todo mundo, e para isto recebeu e recebe dons do SENHOR JESUS.

A Igreja é chamada para viver uma disciplina comunitária (Atos 2.42-47);

Os salvos no Senhor Jesus sãos chamados para um viver comunitário, devemos combater o egoísmo, o isolacionismo, o indiferentismo, a egolatria, etc. Somos um só Corpo, unidos pela mesma fé, a mesma esperança e nutridos pelo mesmo amor que nos leva a cuidarmos uns dos outros numa disciplina da vida em comum. Devemos sempre ter em mente que é a união dos irmãos que promove o derramar da benção do Senhor (Sl 133.1-3).

Portanto, a Igreja tem uma missão grandiosa neste mundo: adorar o Senhor em espírito e verdade e ser a agência propagadora do Reino de Deus, sendo ela parte deste Reino. Devemos, assim, viver em unidade e amor, estreitando os laços fraternos no vínculo da paz.