O Espírito do Senhor

“O Espírito do Senhor Deus está sobre mim...” (Isaias 61.1)

JOFRE GARCIA, PRESBÍTERO 

O profeta Isaias é o livro profético mais citado no Novo Testamento. São cerca de 50 citações diretas, chegando ao todo a aproximadamente 150 referências cruzadas e inferências sobre seus textos. É também conhecido como “profeta messiânico”, devido a importância do tema em seus escritos e a constante recorrência que o profeta faz a ele, o “Messias”.

Tendo vivido sete séculos antes de Cristo, o profeta vivenciou uma época difícil para os fiéis ao SENHOR, tendo em vista as mudanças que ocorriam na nação escolhida para ser santa, os desvios morais, a conjuntura política corrompida, a desestruturação social e o mais grave de todos os males, a decadência espiritual daquele que deveria ser o povo de Deus.

Não era fácil ser crente naquela época de descrença e desconstrução da nação dos filhos de Israel!

O que fazer diante de tanta vilania, despautério e desonra?

Como agir em face das afrontas ferinas e dos ataques ao Nome do SENHOR e aos que a Ele permaneciam fiéis?

De que forma reagir em meio a um desolador quadro de corrupção do estado, da sociedade e da própria religião?

Que mensagem pode alimentar a fé, reacender a esperança e preservar o amor?

Deus responde a Isaias (responde a mim e a você), quando no capítulo 61.1 nos descreve o tempo da consolação, e aqui, nesse ponto, o profeta é tão somente um instrumento da impactante e avivadora voz do SENHOR:

“O Espírito do Senhor Deus está sobre mim…”.

É preciso viver no ESPÍRITO de DEUS!

É caminhar na sinuosa estrada da vida tendo o Espírito por Guia infalível.

É responder as agruras da existência com a doçura de quem vê e experimenta o invisível.

É promover o renovo da esperança, porque o Espírito de Deus fornece todas as capacitações necessárias e precisas para que não se perca o sentido próprio da vida.

É agir e, principalmente, reagir não conforme nossas pulsões ou acharques, mas na admoestação do SENHOR e no prover do Espírito.

É não satisfazer a carne.

É ser fecundo produtor de frutos, os quais se encontram descritos pelo apóstolo Paulo em Gálatas no capítulo cinco.

O texto de Isaias apontava para uma transcendência muito maior do que ele poderia compreender, pois é essa escritura que identifica que o MESSIAS presente e inaugurando o Tempo do SENHOR, a tão aguardada chegada do “Desejado das nações”.

Sim! E, é dessa forma que o próprio Cristo toma para si o sentodo das palavras proféticas de Isaias, quando na sinagoga de Nazaré explica o significado desse texto (Lucas 4.16-21).

Ah! O texto se aplica na Igreja!

Sim!

Porque ela é o CORPO de CRISTO, o Ungido!

Por isso, eu, você, Igreja, fomos agraciados com o ESPÍRITO do SENHOR para agir não conforme o nosso querer, mas pela Palavra de DEUS.

Em Atos dos Apóstolos, essa verdade é claramente perceptível, pois foi somente quando se deu a descida do ESPÌRITO que a Igreja pode ser capacitada para enfrentar a carne, o mundo e o inimigo com suas vicissitudes e, assim, ser a vitoriosa e gloriosa Igreja Santa do Senhor Jesus Cristo.

Portanto, lembremos: O ESPÌRITO do SENHOR está sobre mim, sobre você, sobre a Igreja… E, é assim que venceremos, porque não mais nos pertencemos, d’Ele somos!

Soli Deo Glória.