Cristão em um mundo hostil

Rev. Cláudio Antônio

A fé é um compromisso prático com Deus. Ter fé em Jesus é ser Seu discípulo, seguir os Seus planos, andar no Seu caminho, com muitos obstáculos que naturalmente o mundo, o diabo e até a nossa própria carne nos apresentam, muito além de probleminhas e contratempos diários. São reações externas, hostilidades e perseguições implacáveis.

À medida que a fé do cristão é provada, ele vai aprendendo a suportar cada situação com paciência e, com isso, amadurece espiritualmente. Enfrentar as provações exige uma perseverança especial, que devemos aprender, pois este tipo de fé produz maturidade, purifica o nosso caráter, amoldando-o ao de Cristo.

Ofensas, maus tratos, ingratidões, injúrias e outras tantas injustiças são professores para a nossa alma que está em constante aprendizado.

A vontade de Deus inclui no currículo, doenças, adversidades, provações, perseguições ou qualquer tipo de intempérie.

Andar com Deus é caracterizado na Bíblia por enfrentar dificuldades. Enquanto não encararmos as provações, as lutas, as perseguições e as dificuldades como oportunidades de amadurecimento espiritual não iremos reagir com alegria. Devemos reagir com alegria olhando para o que elas podem produzir no nosso caráter. Decidindo assim viver, tiremos como resultado uma fé fortalecida.

O apóstolo Pedro (1Pe 1.6,7), diz que a fé refinada é aquela que passa pelo fogo do teste, da aprovação – do sofrimento.

Nas provações nosso caráter tem mais chances de se fortalecer e tornar-se mais consistente. Quando a fé é provada, ela requer perseverança ou paciência, e com esta constância tem como resultado a integridade, a maturidade. Na verdade, aquele que viver fielmente passará inevitavelmente por provações. Convém entrar no reino de Deus por muitas tribulações, isto para sermos conforme a imagem de Jesus Cristo (2Co 12.8-10).