Crescimento pela diminuição

Rev. Cláudio Antônio 

Deus nunca proibiu o crescimento em qualquer área de nossas vidas. Inclusive podemos ver na vida dos discípulos o diálogo de quem seria o maior deles (Mc 9.33,34). Neste texto não há um indicativo de censura por parte de Jesus Cristo. Ele apresentou as coordenadas que ninguém esperava receber. SEJA UM SERVO.

Para Jesus, as crianças representavam o mais belo exemplo da atitude que se requer de um servo. Crianças demonstram humildade, admiração, honestidade, inocência, confiança e dependência. Em Marcos 9 e 10 traz entre muitas outras, quatro lições:

A grandeza não está na posição, mas na atitude de servo (9.35). Para Jesus quem não serve os outros, não serve para liderar. Jesus não quer que impressionemos as pessoas, mas que as influenciemos pelo serviço. Esta é a maior credencial para o reino de Deus.

O serviço inclui as pessoas (Mc 9.40). O servo não exclui as pessoas, mas as tem como parceiras de um mesmo reino sem distinção de pessoas, pois as considera como superiores a si mesmo (Fp 2.3), abolindo toda inveja e partidarismo.

A semeadura do serviço produz resultados para aqui e na eternidade, porque nunca ficará sem a recompensa na colheita (9.41) e produz também bem-aventurança (At 20.35).

Servos verdadeiros são como crianças anelantes por ajudar. Os servos recebem o serviço como um dom gracioso de Deus, que certamente gozará também de privilégios. O servo aprende facilmente, pois mostra traços de humildade, confiança, proximidade e uma relação pessoal de submissão (Mc 10.13-16).