Por Rosivaldo Gonçalves: A função do backing vocal 

O backing vocal (vocal de apoio) é a voz secundária que tem uma função extraordinária e se destaca pelas muitas possibilidades. Por exemplo: vocais suaves, sussurrados, fortes, pesados, uníssonos e abertos. Muito usado para dar corpo e aumentar a sonoridade, o backing vocal dá um colorido todo especial a música criando a harmonia junto com os instrumentos.

A melodia fica muito mais bonita e a música mais fascinante com o backing vocal.  Porém, devemos ser conscientes que é uma função que exige muito estudo, disciplina e técnicas apropriadas.

É muito importante destacar que o backing vocal, tem que ter uma escola muito mais abrangente no que diz respeito a estilo musical e forma de cantar do que o próprio solista.

Não é a toa que muitos cantores(as) renomados iniciaram como backing vocal. Por exemplo: Rose Nascimento fez backing vocal para cantora Joanna, Robson Nascimento fez backing vocal para Fábio Júnior, Queila Martins fez backing vocal para Zezé de Camargo e outros.  Quando você diz que canta na igreja, o mundo secular imagina logo que você teve aula de técnica vocal, cantou em coral, é disciplinado, maduro, competente e responsável. Você é esse exemplo?

Por isso, que para ser backing vocal, é importante desenvolver muita habilidade e experiência musical. Vamos ver alguns requisitos básicos para um bom backing vocal.

REQUISITOS BÁSICOS 

  1. NO MÍNIMO SER “AFINADO”

Se há uma coisa que o backing vocal tem que ser é afinado, principalmente porque canta muitas vezes em intervalos de terça ou quinta. Afinado não é uma pessoa que canta fino (nota aguda). Quando uma pessoa canta desafinado as cordas vocais não estão vibrando na freqüência correta.   É terrível um instrumento desafinado. Uma pessoa afinada consegue sem dificuldade se ajustar as diversas necessidades musicais, reproduzir fielmente uma melodia respeitando os intervalos entre uma nota e a seguinte.  A afinação é melhorada com aulas de canto, estudo do campo harmônico, saber tocar um instrumento ajuda a distinguir os intervalos musicais e treinar o ouvido. As vezes quando peço para uma pessoa cantar uma nota aguda, ela canta grave, ou vice versa, ela ainda não consegue diferenciar uma nota aguda de uma grave. Treinar o ouvido serve para corrigir isso! Cantar afinado é um processo de aperfeiçoamento da sua busca a cada dia por conhecimentos técnicos profissionais.  O cantor de igreja tem que correr atrás, se você diz que gosta de cantar, tem que se capacitar.  Não menospreze o seu dom!

  1. CONHECER VÁRIOS ESTILOS MUSICAIS 

Já percebeu que cada estilo de música tem um arranjo, uma estrutura e som diferente? O estilo de uma musica pode mudar totalmente seu modo de cantar. É imprescindível que o backing vocal estude vários estilos musicais: Pop, Rock, Blues, Jazz, Reggae, Bossa e etc. Conhecer outros gêneros musicais aumentará as possibilidades de expressão e vocabulário musical. É importante você perceber como cada cantor explora as técnicas vocais típicas de cada estilo musical. O objetivo é você treinar, aprimorar e estar apto para contribuir com o enriquecimento da música fazendo-a soar como verdadeira e coerente. Isso só é possível se você estudar estilos musicais.

Que tal nós fazermos uma oficina de música sobre estilos musicais, seria bem interessante conhecer como surgiram, as influências e etc. Esses estilos musicais existem no meio evangélico.  O segredo é estudar! 

  1. MUSICALIZAÇÃO              

Muitos não tiveram a oportunidade de passar por esse processo de aprendizagem chamado musicalização. E depois de adulto, quando a nossa mente já estabeleceu certos pensamentos, ela cria uma resistência a esse aprendizado, tornando muito difícil o processo de construção de conhecimento. A Musicalização desperta o prazer musical, a sensibilidade, a criatividade, o senso rítmico, a concentração, a disciplina, a coordenação motora, a postura corporal, melodia, harmonia, dinâmica, leitura e escrita da partitura e etc.

Imagine essa cena: Você canta na igreja e alguém te pergunta: O que é ritmo? Você responde: não sei. O que é andamento? Não sei. O que é compasso? Não sei. O que é dinâmica? Não sei. O que é harmonia? Não sei. O que é timbre? Não sei. O que é interpretação?  Não sei.  O que é percepção? Não sei. O que é projeção? O que é tessitura? Não sei. Agora a pergunta mais importante: VOCÊ TEM CONSCIÊNCIA QUE PRECISA APRENDER? Se respondeu sim, esse é o primeiro passo para adquirir musicalização, reconhecer que precisa aprender para melhorar.

Lembro-me que no passado tínhamos uma geração de músicos com musicalidade bem mais aprofundada.  Eles reconheciam quando erravam, onde estava o erro, e procuravam corrigi-lo. Hoje temos uma geração que pensa e age totalmente diferente, crianças já conhecem a internet assim que nascem, é a geração Z de zapear, que vai do celular para televisão, da internet para computador e tudo ao mesmo tempo! Existe muito acesso; mas não vemos uma busca por uma formação de alto nível musical. Por isso, você que canta precisa buscar esses conhecimentos se capacitando e reciclando por amor e glorificação aquele que você diz que adora!

  1. DINÂMICA VOCAL

Saber a hora certa de cantar, como cantar, qual o som vocal correto para aquele estilo de musica, por exemplo: suave, triste, forte, alegre, vigoroso, agressivo, jovem e etc. É todo o contexto musical que determinará a dinâmica na construção do vocal. Não é você que determina a hora e como vai cantar. Eu já vi backing vocal que fica cantando o tempo todo, sujando todo espaço da música e a harmonia fica cansativa. Também já vi backing vocal que começa cantar forte, quando a música pede vocal suave. Se a música é de adoração o backing vocal tem que esperar o momento certo e cantar suave colocando mais ar na voz. Já percebeu que nas músicas de adoração os instrumentos vão gradativamente aparecendo, crescendo, construindo a música? Da mesma forma são os backing vocal. Por exemplo, se na música Grande é o Senhor, todos os instrumentos e vozes iniciassem bem alto e forte, estaríamos desconstruindo a dinâmica e a adoração proposta pela letra no hino. Lembre-se a música não é uma linha reta, ela tem suas nuances, altos e baixos, ela respira. Cante pensando no melhor resultado para o conjunto e não só em você. Backing vocal tem que saber timbrar as vozes, pois não é uma competição de quem canta mais alto ou melhor. Desenvolva a expressão vocal e corporal, não cante: levantemos nossas mãos; se você está com as mãos nos bolsos. Seu louvor é fruto de lábios que confessa e vive o que canta. Busque o equilíbrio da vozes entre todos. Escute as vozes no retorno e verifique se alguma voz está mais alta que as outras, e peça para o técnico de som diminuir.

CONCLUSÃO:

Esse é apenas um resumo dos requisitos básicos para um backing vocal, tem muito mais, dava para escrever um livro de tão vasto que é o assunto. Mas, o objetivo desse artigo é apenas nos conscientizar que é preciso buscar o aperfeiçoamento. Temos que ser exemplo para toda a igreja, sua voz é um instrumento. Valorize-se! Você confiaria a igreja a um pastor que nunca estudou? Você confiaria uma cirurgia a uma pessoa que nunca estudou medicina? Pense, estão nos dando confiança, será que estamos fazendo a nossa parte?

Paz de Cristo super abundante sobre todos,

Rosivaldo Gonçalves