Por que não consigo mudar?

Rev. Cláudio Antônio

Muitos têm o desejo de mudar, mas não conseguem. Por quê? Porque pessoas estão procurando receitas instantâneas, soluções online, quando Deus usa processo. A justificação é um ato que acontece fora do homem, que Deus declara-o inocente por ele ter dado uma resposta de arrependimento e fé após ser convencido e vivificado pelo Espírito Santo (Ef.2.1).

Após a justificação, Deus começa a operar no homem um processo contínuo que vai até a morte do homem ou a volta de Cristo (2Co.3.18; Fp.1.6). Isto se chama santificação, cujo alvo é se conformar com a imagem de Cristo (Rm.8.29).

A mudança é operada graças ao poder da ressurreição de Cristo (Fp.3.10; Ef.1.19,20). Este poder garante o total cancelamento do pecado (Cl.2.14). Este cancelamento de dívida libera-nos para uma vida autêntica e livre (Fp.3.12-14). O poder da ressurreição nos dá a garantia de vencer os grandes problemas que sempre estaremos enfrentando (Rm.8.37). Este poder da ressurreição acarretará em transformação diária do nosso caráter. Aquela inconstância, aquele eu explosivo, aquele estado de constante depressão, aquele mau humor constante, darão lugar a vida abundante oferecida por Deus (Ef.3.16).

Neste processo contínuo, Deus utiliza duas coisas: primeiro, o esquecimento do passado e segundo, entra no processo contínuo das coisas novas, de novidade de vida (2Co.5.17; Rm.6.4).

O grande problema reside na falta de comprometimento diário pelo menos em 20% do tempo com Deus para que haja 80% de retorno, em oração e meditação na Palavra (1Tm.4.5).