Jesus é o Senhor da natureza

Rev. Cláudio Antônio

A multidão estava eufórica com o milagre da multiplicação de alimentos, e desejava proclamar a Jesus como rei. Ele, porém, retirou-se, sozinho, para o monte. Ele não queria ser o rei das necessidades materiais das pessoas.

Ao final do dia, os seus discípulos embarcaram para Cafarnaum e durante o percurso enfrentaram uma grande tempestade. Era noite e eles estavam sozinhos em meio à tempestade. Jesus vem ao encontro deles andando sobre as águas. Três lições ensinadas:

1- As tempestades fazem parte da vida de um cristão.

Navegar é preciso. E a vida é como uma viagem marítima. Por isso é impossível viver sem enfrentar tempestades e ventos contrários. Jesus avisou-nos que neste mundo sempre teríamos aflições, sofrimentos e perseguições.

As tempestades fazem parte da vida de um crente fiel. Elas são inevitáveis, imprevisíveis e incontroláveis (Tg 1.2-5; 1Pe 1.4-7).

2- Nas tempestades, precisamos olhar para Jesus.

Os discípulos de Jesus estavam no meio do temporal. Tudo estava aparentemente perdido e as expectativas eram as piores possíveis. De repente, eles viram Jesus andando por sobre o mar. Tendo navegado uns vinte e cinco a trinta estádios, eis que viram Jesus andando por sobre o mar, aproximando-se do barco; e ficaram possuídos de temor.

Mas Jesus lhe disse: Sou eu. Não temais!

Meu irmão, se você estiver enfrentando uma tempestade, olhe para Jesus (Hb 12.1-2). Quando os discípulos olharam para Jesus, eles viram que ele tinha poder para vencer a lei da gravidade. Eles observaram que Jesus vinha ao encontro deles. E eles também ouviram a voz de Jesus: Sou. Não temais! Olhe para Jesus agora, ouça a sua voz e desfrute da sua presença.

3- As tempestades jamais impedirão você de chegar ao destino.

João registra: Então, eles, de bom grado, o receberam, e logo o barco chegou ao seu destino. Com Jesus em nossa vida, chegaremos ao destino que Deus traçou para cada um de nós. Anime-se no meio do temporal. Jesus navega conosco e certamente não pereceremos. Nenhum temporal poderá impedir um cristão de chegar ao seu destino (Sl 23; Fp 3.19-21).